O 2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) de 2024, realizado pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, revela percentual de 3,6%%, convergente com alto risco para epidemia de dengue. O 1º levantamento do ano, divulgado dia 30 de janeiro, apontou infestação de 7,6%. Os dados do 2º LIRA foram coletados entre os dias 6 e 10 de novembro.
Os bairros com maiores índices de infestação são Parque das Indústrias (10,3%), Jardim São Paulo (8,1%), Jardim Floresta (7,1%), Jardim Verão (6,3%), Parque São Pedro (5,6%), Jardim Cometa (4,0%), Jardim Independência (3,1%), Centro (3,0%), Jardim Universal (2,8%), Jardim das Torres (2,7%), Jardim Novo Independência (2,1%) e Jardim Ouro Verde (2,1%)
Como exemplo de redução do índice geral pela metade, no Lira primeiro Lira do ano, com dados coletados entre 22 e 26 de janeiro, o Jardim Cometa apresentava índice de infestação de 13,4%. Agora, o bairro aparece com 4% como resultado do esforço coletivo de remover recipientes que podem acumular água e servir de ambiente para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.
A vistoria realizada em terrenos baldios, imóveis residenciais e comerciais constatou criadouros em 62,9% de garrafas, latas e plásticos, todos materiais passíveis de ser reciclados. Em vasos, pratos de plantas, bebedouros de animais e materiais de construção foram encontrados 15,7% de criadouros, seguidos de depósitos fixos, piscinas, masseiras de construção, calhas e lajes (4,3%)
“Os índices recortados por bairros apresentaram recuo, posicionando a referência geral em 3,6%, ainda percentual que nos coloca em alto risco para epidemia de dengue. A redução expressa a participação da comunidade num grande esforço de prevenção, mas a guerra continua e as estratégias de combate permanecem ativas”, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.
Deixe um Comentário