O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) autorizou, nesta terça-feira (29), uma intervenção no Hospital Metropolitano de Sarandi. A decisão vem após uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Paraná.
O ajuizamento da ação pelo MP foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que elaborou um plano de contingência para a unidade que inclui, entre outras medidas, a transferência de pacientes para outras unidades hospitalares da região. Parte das transferências são realizadas já nesta terça-feira (29).
De acordo com a Sesa, a intervenção visa “elevar a qualidade do atendimento aos pacientes” e “melhorar o ambiente de trabalho para os profissionais”. O órgão estadual também afirma que irá “apoiar a medida em todos os meios possíveis, afim de garantir à população um serviço de saúde seguro e eficaz”.
Há alguns meses, o Hospital Metropolitano de Sarandi vem enfrentando uma crise financeira. Na última sexta-feira (25), trabalhadores da unidade se mobilizaram em estado de greve, aguardando o pagamento de salários atrasados. O prazo dado para o acerto era até às 18h de sexta, o que não ocorreu, conforme um sindicato que representa a categoria. Uma nova assembleia de servidores será realizada nesta terça (29).
O impasse com os funcionários fez com que a instituição remanejasse cirurgias há cerca de 1 mês, após o rompimento de contrato com anestesistas. Na ocasião, o Metropolitano informou se tratar de uma questão de agenda.
Procurada pela reportagem, a Sesa não informou quantos pacientes foram transferidos nesta terça (29).
Deixe um Comentário