Nesta segunda-feira (10), o Ciaps (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Sarandi, iniciou diálogo cujo tema converge para o Dia Mundial contra o Trabalhado Infantil (12 de junho).
O acadêmico de psicologia, Iker Mendez Muller, com pesquisa na área de trabalho infantil, e a psicóloga Kássia Rafaela Golfeto, abordaram o tema ‘Não proteger a infância é condenar o futuro’ com crianças atendidas pelo serviço.
Durante este mês, diversas outras atividades serão aplicadas pelos orientadores sociais e equipe técnica do Ciaps.
A roda de conversa com dinâmica integrativa busca conscientizar crianças, de forma didática e objetiva, sobre o trabalho infantil e suas consequências.
A iniciativa está inserida no contexto das reflexões sobre data que remete a 12 de junho de 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório sobre trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, organizada pela Conferência Internacional do Trabalho (OIT).
Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, lei de 2007 reconhece a data e seus objetivos.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.
O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
Ainda este mês, o Ciaps promove ações relativas ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho).
Foto: Prefeitura de Sarandi
Deixe um Comentário