Usina solar fotovoltaica instalada em Sarandi pela Copel entrou em funcionamento esta semana. A ‘fazenda’ de energia solar, com 9,7 mil placas, ocupa uma área de 110 mil metros quadrados.
A previsão é produzir, anualmente, 13,7 13,7 GWh (gigawatt-hora), podendo variar de acordo com a incidência de raios solares. A energia gerada deve atender 200 clientes comerciais do grupo B. Por meio da adesão ao projeto, consumidores poderão obter até 15% de redução nos custos com energia.
As placas são construídas por células fotovoltaicas (dispositivos capazes de converter a luz solar em energia elétrica) de silício policristalino. Além destas, também foram instalados 90 rastreadores solares, estruturas que giram os painéis conforme o movimento do sol, para otimizar a geração de energia.
Inicialmente, o projeto atenderá clientes comerciais do Grupo B, que tenham uma conta mensal superior a R$ 400,00 e que ainda não estejam utilizando o sistema de compensação de energia, como um sistema de geração distribuída no telhado.
Em constante expansão no Brasil, a instalação de placas fotovoltaicas se mostra como alternativa acessível economicamente à população.
A economia financeira, baixo custo de manutenção, vida útil longa dos equipamentos estão entre os principais benefícios da adesão a este tipo de sistema nas residências.
Somente em 2023, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a produção de energia limpa por meio destes equipamentos aumentou 40% em relação ao ano de 2022.
Deixe um Comentário