Na manhã desta quinta, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Sarandi deu início a uma campanha intensiva contra o mosquito da dengue.
Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde se mobilizaram para a ação. Eles receberam apoio das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo.
A concentração dos agentes ocorreu na Praça dos Pioneiros. Em seguida, percorreram bairros com altos índices de proliferação do mosquito, recolhendo recipientes que acumulam água.
Esta iniciativa continuará amanhã, dia 2, a partir das 7h30, ao lado da Igreja São Paulo Apóstolo.
Será aplicado o mesmo protocolo de prevenção em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos vazios.
“Intensificamos os trabalhos de prevenção devido ao aumento da presença do mosquito em alguns bairros”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, Sarandi está em alto risco de epidemia de dengue.
O levantamento foi realizado entre 22 e 26 de janeiro. Bairros como Jardim Cometa, Jardim das Torres e Parque das Indústrias apresentam os maiores índices de infestação.
Lixo reciclável, garrafas, latas e plásticos são os principais criadouros do mosquito. A prevenção mais eficaz é eliminar locais de armazenamento de água, como vasos de plantas, lagões de água e pneus. É importante manter o quintal limpo e as lixeiras tampadas. (EM)
Deixe um Comentário