A Prefeitura de Sarandi realizou na manhã desta quinta, 27, evento para a apresentação do novo comandante do 32° Batalhão Metropolitano da Polícia Militar, tenente-coronel Roberto de França, cujo quartel será construído em Sarandi. Também foram apresentados a reestruturação do sistema de monitoramento da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans) e a nova estratégia operacional da Guarda Civil Municipal (GCM).
O batalhão, criado em março de 2024, já atua em Sarandi, Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Ourizona, Paiçandu e São Jorge do Ivaí, contemplando população estimada em 310 mil habitantes. A sede operacional do batalhão funciona em Maringá, mas a Prefeitura de Sarandi já doou terreno para construção do quartel, que será erguido no Jardim centro Cívico, próximo à ponte sobre o Ribeirão Pinguim.
O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, contou das tratativas com o governo estadual para avançar na criação do batalhão metropolitano e destacou os investimentos em segurança concentrados na melhoria da infraestrutura da GCM. “Essa instituição e seus integrantes nos orgulha imensamente”, disse o prefeito. O vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, o presidente da Câmara, Eunildo Zanchim, e o vereador Balako estiverem presentes no evento.
A nova estratégia operacional da GCM está alicerçada na compreensão de dados relativos à criminalidade em áreas geográficas específicas, intensificando as ações de patrulhamentos nos quadrantes previamente definidos. Durante o evento também foi apresentada a maquete digital da futura sede da Semutrans, que também vai comportar as instalações da Guarda Civil Municipal. O projeto, orçado em R$ 14 milhões, já está em fase final.
“Trata-se de um projeto grandioso, não apenas afinado com o tamanho da cidade e sua perspectiva de crescimento, mas também com as demandas das instituições de segurança, trânsito e transportes. Nesse contexto, destaque para a GCM, que contará com estrutura física mais adequada à sua importância, o que inclui um centro de ensino para treinamento e aperfeiçoamento.”, afirma o secretário da Semutrans, coronel Márcio Antonio dos Santos.
Deixe um Comentário