Neste domingo, 30, encerra-se o prazo para o alistamento militar obrigatório em todo o país. Todos os jovens brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 devem realizar a inscrição. Jovens que estão em débito com o serviço militar também devem regularizar a situação mediante pagamento de multa. O não cumprimento da ordem pode acarretar em aplicação de multa e demais penalidades.
A inscrição pode ser feita de forma presencial na Junta Militar, localizada na rua Taí, n° 893. Para realizar o processo, o cidadão deve apresentar documento pessoal (RG, Certidão de Nascimento, CNH ou Carteira de Trabalho física) e comprovante de endereço. Aos candidatos atrasados, será cobrado multa de R$ 5,91 para regularização. No sábado, 29, e no domingo, 30, os alistamentos serão feitos apenas de forma online. (Clique aqui)
Após o processo de alistamento, será feito o Juramento à Bandeira Nacional, previsto para o mês de agosto. Posteriormente, todos jovens que passaram pelo processo poderão solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação presencialmente na Junta Militar, ou de forma online, pelo site do Governo Federal (clique aqui). O certificado é utilizado para ingresso em universidades, empregos, inscrições em concursos públicos e demais processos.
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2024. O não comparecimento à Junta Militar nos prazos previstos por lei deixará o candidato em débito com o Serviço Militar e acarretará, além de multa, em inúmeras sanções, como emissão de Passaporte, contratação, matrículas em instituições de ensino entre outros.
Deixe um Comentário