O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, recebeu na noite desta terça, 18, em Curitiba, o Prêmio Band Cidades Excelentes (etapa estadual), que reconhece a evolução dos municípios na adoção de boas práticas de gestão pública.
Sarandi venceu na categoria acima de 100 mil habitantes por indicadores relevantes em ordem pública e desenvolvimento socioeconômico. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila.
O concurso compreende todas as cidades brasileiras e no Paraná foi aberto à participação dos 399 municípios. Volpato participou do evento, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, acompanhado do chefe de Gabinete, Diego Franco, e dos secretários Douglas Alexandre (Administração) e Juninho Volpato (Urbanismo).
A avaliação para escolha dos municípios vencedores ampara-se no ranking do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGM), plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila, reconhecida consultoria de reputação internacional. Com seis pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolida 72 indicadores a partir de fontes públicas.
Os pilares analisados são Educação, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Saúde e Bem-estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e Sustentabilidade. Foram os premiados municípios com evolução positiva dentro do respectivo pilar no período compreendido entre 2021/2024.
A cidade, posicionada entre as 20 maiores do Paraná, aplica estratégia de desenvolvimento focada no reforço da infraestrutura urbana, com avanço da rede de esgoto, que em 2017 cobria apenas 7% da cidade e hoje alcança cerca de 85%, pavimentação e recuperação asfáltica, construção do Novo Paço Municipal, proporcionado economia de cerca de R$ 1,8 milhão/ano com pagamento de aluguéis e implantação de dois viadutos sobre a BR-376, ampliando a conexão Norte-Sul da cidade.
Também já estão projetadas a construção de duas novas creches, 6 UBSs e dois colégios estaduais. Avanços também são registrados no esporte, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e, convergente com o prêmio, na segurança, onde o município registra um conjunto de avanços, tendo a Guarda Civil Municipal.
Ampliação da frota de viaturas, aumento do efetivo, com a incorporação de novos agente, novos uniformes, reforço do armamento, centro de monitoramento com câmeras e investimentos em estratégias de prevenção e repressão à criminalidade destaca a GCM, reconhecida como referência em capacidade e eficiência operacional.
Sarandi também se tornou sede do 32° Batalhão Metropolitano de Polícia Militar e o município já doou terreno para construção do quartel da instituição.
Deixe um Comentário