Com redução na procura, UBS Aurora deixa de atender como referência para sintomas da dengue

Com redução na procura, UBS Aurora deixa de atender como referência para sintomas da dengue

Após mais um mês de atendimentos voltados a sintomas iniciais da dengue, a partir desta quinta, 2, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurora deixará de atender como ambulatório referência. A suspensão das atividades de caráter ambulatorial se justifica pela queda expressiva na procura pelos atendimentos.

Somente na última semana, a unidade registrou queda de cerca de 48% na procura por atendimentos. Em 40 dias de funcionamento, a unidade recebeu cerca de 3,2 mil pacientes com sintomas da doença.

O ambulatório iniciou atividades no dia 4 de março como parte da estratégia de enfrentamento da dengue, no contexto de aliviar o gargalo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade ambulatorial, que desde a sua instalação mantinha média de 400 atendimentos semanais, registrou apenas 209 atendimentos na última semana, queda de 47,7%. A redução dos casos da doença, assim como índices de infestação do mosquito, na cidade está diretamente ligada às ações realizadas pelo município.

Estratégias como orientações aos alunos e pais da rede municipal de ensino por meio da Secretaria de Educação, limpeza, notificação, roçada e fiscalização de terrenos por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e frequentes mutirões, orientação e vitórias realizadas pela Secretaria de Saúde foram passos importantes no controle da epidemia da doença na cidade. Mas permanece a orientação para os cuidados rotineiros com recipientes que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da doença.

‘’Quando todos trabalham juntos pelo mesmo objetivo, o resultado positivo é apenas uma consequência. Há vários meses nós estamos engajados para o controle da transmissão da doença no município. Mesmo com a redução dos casos, ainda não é hora de afrouxar as medidas. Cuidar da própria residência, realizar descarte correto do lixo devem ser feitas durante todo o ano, principalmente em épocas de chuva. Lutar contra o mosquito é papel de todos’’, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.

Foto: Prefeitura de Sarandi

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.