O treinamento dos novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), de Sarandi, cumpre as últimas etapas para finalizar o curso, com formatura agendada para o próximo dia 12, às 19h30, em solenidade no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, centro da cidade. O curso, iniciado em setembro de 2023, vai formar 8 guardas de Sarandi e 5 de Marialva. Também se formam 2 agentes de trânsito.
O curso tem duração de 6 meses e o conteúdo programático com 57 disciplinas, entre aulas práticas e teóricas alcançando as mais diversas áreas de conhecimento referentes a segurança. Após a formação, os agentes serão incorporados ao contingente da GCM, reforçando a capacidade da instituição de atuar de forma ostensiva na prevenção e combate à criminalidade no âmbito da competência da instituição.
A formação de agentes da GCM adota a os princípios da matriz Curricular Nacional, do Ministério da Justiça, que preconiza “a construção da cidadania e educação para a paz, através da incorporação dos avanços científicos, tecnológicos e, sobretudo, o respeito à legislação vigente”. A GCM de Sarandi foi criada em 2012 e se consolidou como referência operacional, inspirando outras unidades do gênero.
“Temos feito contínuos investimentos na guarda, atualizando sua infraestrutura e capacidade operacional. Não por acaso a instituição sempre é referendada como exemplo de organização e eficiência”, afirma o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, lembrando que a frota de veículos da unidade de segurança será reforça com 7 novos veículos, já adquiridos de preparação para serem disponibilizados para uso.
“Investir em segurança é preservar a vida”, resume o vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, lembrando que em 2012, quando então era Procurador-Geral do Município, encaminhou a documentação para instalação da GCM. “A importância, reputação e qualificação da instituição foram construídas com muito trabalho e dedicação”, acrescenta. A GCM prepara a construção de sede própria, com quartel e centro de ensino.
Foto: Divulgação
Deixe um Comentário